Encontre seu profissional

A tecnologia a favor do tratamento da depressão

5 de dezembro de 2018
A tecnologia a favor do tratamento da depressão

Considerado a doença do século XXI, a depressão tem sido motivo de preocupação entre os órgãos de saúde no mundo. Mais de 300 milhões de pessoas vivem com depressão, segundo a Organização Mundial da Saúde.

 

A previsão do próprio órgão é que até 2020, a doença seja o principal motivo para afastamentos profissionais. Somente no Brasil, mais de 75 mil pessoas foram afastadas pela Previdência Social em razão de quadros depressivos no ano de 2016.

 

O nosso país tem o maior percentual de casos de depressão na América Latina, com 5,8% dos habitantes sofrendo com a falta da vontade de viver.

 

Constantemente, a área da saúde tem recomendado que o assunto seja prioridade na discussão de políticas públicas e conversas com empresas e entidades civis para encontrar soluções para diminuir os casos.

 

Enquanto este assunto anda a passos, muitas vezes, insuficientes para atender a demanda atual, novos métodos têm sido pensados e executados para ajudar os pacientes, de forma que recuperem a auto estima e a vontade de viver e praticar suas atividades rotineiras.

 

Vamos apresentar neste post como a tecnologia está ajudando no tratamento da depressão.

 

Tecnologia a favor do combate a Depressão

 

Aliado ao tratamento medicamentoso e terapêutico, algumas iniciativas têm sido usadas para melhorar o quadro dos pacientes, a saber:

 

• Aplicativo Quanta Ansiedade

É possível gravar vídeos e realizar anotações diárias sobre o tratamento, suas dificuldades, lutas e conversar com outras pessoas que estejam nesta situação e lidar melhor com quadros depressivos e de ansiedade. Gratuito.

 

• Cogni

Aplicativo gratuito onde o paciente pode fazer relatos pessoais dentro do app e que podem ser compartilhados posteriormente com o terapeuta, ou o psicólogo, além de ferramentas para regulação do humor.

 

• Diário do Controle de Humor

Elabora um diário privado sem que seja necessário digitar uma linha. Com o aplicativo, as oscilações de humor e as atividades diárias são registradas.

 

Aplicado também para o tratamento da depressão, a estimulação magnética transcraniana tem sido de importância valia para os pacientes. No método, é utilizado um capacete e colocado na cabeça da pessoa.

Neste equipamento, são aplicados pulsos eletromagnéticos para atuar no cérebro de maneira focalizada, criando um campo magnético que irá para uma região cerebral específica e que estimula a atividade da região.

Este processo ajuda muito o indivíduo a manter o cérebro trabalhando constantemente, evitando a apatia e desânimo com a vida. O método é considerado super eficiente e muito utilizado no tratamento.

O que temos visto é o apoio da tecnologia a favor do combate da depressão. Os aplicativos e a estimulação magnética transcraniana são fundamentais para auxiliar o paciente a controlar os sintomas de forma prática e auxiliar o médico especialista na duração do tratamento.

 

Faça seu tratamento contra a depressão com o IMPI

 

Procure o seu médico e consulte sobre a utilização dos métodos tecnológicos para acompanhamento do seu tratamento e posteriores definições. Se ainda você não procurou tratamento médico, o IMPI pode te ajudar.

 

Nosso instituto tem uma rede de especialistas preparados para lhe receber e prestar o melhor atendimento. Agende já sua consulta e recupere a qualidade de vida e combata a depressão com o apoio dos profissionais do IMPI.

Postado em Blog