Encontre seu profissional

Como a arte pode ajudar na luta contra a depressão

4 de fevereiro de 2019
Como a arte pode ajudar na luta contra a depressão

A depressão é uma doença complexa que apresenta muitas nuances. Por causa dessas peculiaridades, o tratamento para o quadro depressivo exige bastante esforço do paciente, de seu ciclo de convivência e dos profissionais de saúde envolvidos.

Nas últimas décadas, o número de pesquisas e estudos analisando os impactos positivos da arte na luta contra a depressão ganharam destaque. Para os especialistas, mesmo que a arte em si não seja capaz de curar a doença, ela é uma importante aliada para superar tal adversidade.

VEJA TAMBÉM: DISTIMIA: A “DEPRESSÃO MENOS GRAVE” TAMBÉM EXIGE TRATAMENTO

Para enfrentar a depressão, é preciso se expressar

A arte é uma das melhores formas de expressar uma emoção – seja ela medo, angústia, melancolia – sem usar palavras. Em muitos casos de depressão, um dos principais desafios do paciente é transformar seus pensamentos em fala. Dessa forma, ao explorar o potencial terapêutico da manifestação artística, descobre-se uma nova abordagem para o tratamento da depressão.

Além disso, ao utilizar a arte como uma forma de terapia, é possível estimular o autoconhecimento no paciente – ponto essencial para o processo de cura.

O poder terapêutico da arte

Apreciar obras artísticas é, sem dúvidas, uma ótima forma de se desenvolver emocionalmente. Contudo, o que poucos entendem é que produzir conteúdo artístico é ainda melhor para evitar o declínio cognitivo. Ilustrando essa importância: para pessoas com doenças neurológicas progressivas, a habilidade criativa, desenvolvida com a arte, resiste mesmo após a perda da fala.

Para o tratamento da condição depressiva, o paciente não precisa ser um artista nato, com um dom intrínseco. Nesses casos, o que importa é o processo e não o resultado. Sendo assim, dentro do perfil da pessoa, serão indicadas modalidades artísticas como pintura, literatura, dança, música, entre outras expressões.

VEJA TAMBÉM: DEPRESSÃO SAZONAL: O TRANSTORNO DEPRESSIVO RELACIONADO ÀS ESTAÇÕES DO ANO

Arte e ajuda profissional: uma ótima combinação para superar a depressão

Além de desenvolver o trabalho artístico, o apoio de um profissional, seja ele um psicólogo ou psiquiatra, é fundamental para vencer a doença. Ou seja: a arte é um trabalho complementar à terapia tradicional.

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como psicologia, psiquiatria, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. Portanto, agende uma consulta e supere os problemas causados pela depressão com o devido apoio.

Postado em Blog, Página Inicial