Encontre seu profissional

Faça atividade física para evitar a depressão

3 de dezembro de 2018
Faça atividade física contra depressão

Os casos de depressão estão crescendo de forma preocupante e que tem despertado a atenção de médicos e especialistas na área e as suas consequências, muitas vezes trágicas, como os casos de suicídio e mutilações.

 

É necessário que as pessoas com depressão sejam plenamente auxiliadas durante o tratamento, na busca de soluções para ajudar quem já está no quadro depressivo e evitar que novos casos apareçam no futuro.

 

Algumas iniciativas têm sido criadas com o apoio da medicina e dos especialistas em psicologia que possibilitam a melhora da situação emocional de quem está nesta situação.

 

As pesquisas médicas têm comprovado que práticas simples e do dia a dia tem efeitos práticos e notórios.
Neste post, vamos falar de uma dessas práticas: O cuidado com a saúde do corpo.

 

Cuide do corpo para evitar a depressão

 

Um estudo, realizado pelo Centro Médico de Southwestern, localizado dentro da Universidade do Texas, nos EUA, descobriu que a atividade física consegue reduzir consideravelmente os sintomas da depressão.

 

Na prática de exercícios aeróbicos com regularidade, como a prática da caminhada na esteira, a bicicleta ergométrica e a corrida na esteira, foi detectada que, dentre os alunos que praticaram os exercícios cinco vezes por semana, houve redução de 47% nestes sintomas, depois de três meses de treinamento.

 

Nos alunos que realizavam os treinos três vezes por semana, os sintomas foram reduzidos na proporção de 30%.
Os resultados foram celebrados pela área da medicina, porque a prática traz dois benefícios importantíssimos aos pacientes: a melhora do aspecto corporal, com um corpo mais saudável e a melhora da atividade cerebral, estimulando a produção de endorfina, o hormônio do bem estar e da euforia.

 

Pessoas que praticam a atividade física com constância se sentem estimuladas a desafiar o seu próprio corpo e os seus limites e convivem com a sensação de prazer consigo mesmo.

 

Para tal, é importante seguir algumas dicas importantes que devem ser seguidas à risca.

 

 

Dicas para evitar a depressão com saúde

 

As dicas são essas:

• Procure ajuda psicológica e médica para avaliação inicial e encaminhamento para a prática da atividade física;

• Após o encaminhamento médico, procure um professor de educação física, ou uma academia profissional e credenciada para elaborar o cronograma de exercícios físicos.

 

Com essas dicas, além de manter a saúde, você verá mudanças e a queda dos sintomas da depressão, trabalhando para cura e recuperando a qualidade de vida perdida.

 

O IMPI quer te ajudar você a ter melhor qualidade de vida e viver com alegria e bem-estar. Para isso, contamos com toda uma rede de psicólogos, psiquiatras e médicos especialistas que estão prontos para te ajudar.

 

Acesse o nosso site e agende já sua consulta e volte a viver com alegria.

Postado em Blog