Encontre seu profissional

Avaliação Neuropsicológica em Brasília – DF

A Avaliação Neuropsicológica em Brasília é um dos serviços de saúde mais importantes no Distrito Federal. Afinal, a capital do nosso país é conhecida pelo seu intenso fluxo econômico e uma rotina exaustiva para seus moradores. Esse dia a dia estressante pode despertar muitos problemas de saúde mental na população de Brasília. Portanto, é importante contar com um instituto voltado para Avaliação Neuropsicológica no Distrito Federal, como o IMPI.
 
A neuropsicologia utiliza os conhecimentos das áreas da psicologia e da neurologia. Especialistas dessa área estudam as relações entre o cérebro e o comportamento humano, no entanto, frequentemente grande parte desses profissionais dedicam-se a investigar como diferentes lesões causam déficits em diversas áreas do cérebro, impactando as funções corporais e comportamento humano.
 
Portanto, caso procure um instituto especializado em avaliação neuropsicológica em Brasília, conheça o IMPI. Com mais de 20 anos de experiência no atendimento clínico de pacientes, o instituto possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria em Brasília, psicologia em Brasília, psicopedagogia em Brasília, fonoaudiologia em Brasília, terapia ocupacional em Brasília e nutrição em Brasília.

Avaliação Neuropsicológica em Brasília - DF

Avaliação Neuropsicológica em Brasília – DF

O que é a Avaliação Neuropsicológica

A avaliação neuropsicológica, também conhecida como avaliação cognitiva, é um método de diagnóstico criado para analisar o funcionamento cognitivo das pessoas, especialmente no período da infância. A sua realização é essencial pois fornece informações valiosas que podem não ser vistas em outros tipos de exames. Normalmente, é usada como complemento a técnicas de neuroimagem ou exames radiológicos.

Com as técnicas da avaliação neuropsicológica, o neuropsicólogo consegue estudar a atividade e o funcionamento dos sistemas cognitivos cerebrais. Por conta disso, é possível realizá-las tanto em pacientes com danos ou lesões cerebrais (para verificar o grau de alteração intelectual), quanto em pessoas que desejam analisar o próprio funcionamento mental em diferentes fases da vida.

Saiba mais

Importância da avaliação neuropsicológica em Brasília

Como não existem dois pacientes iguais, cada um deve ser analisado de forma única. Justamente por isso, a avaliação neuropsicológica é flexível e pode ser adaptada para os diferentes casos clínicos. Dessa forma, não se pode estabelecer uma classificação restritiva entre os tipos de análises cognitivas.

O principal objetivo das avaliações neuropsicológicas é entender, profundamente, o funcionamento do nosso sistema de atenção, memória, linguagem e das funções executivas – como planejamento, controle inibitório, flexibilidade cognitiva, tomada de decisões. Para conseguir essas informações, é feita uma bateria de testes que registram dados quantitativos e qualitativos.

Avaliação neuropsicológica em Brasília e o diagnóstico

A avaliação cognitiva tem papel fundamental para um diagnóstico clínico. Por exemplo: transtorno ou problemas de memória não seriam detectados sem um teste neuropsicológico mais sensível. Sem dúvidas, exames neuropsicológicos são ferramentas importantes para a confirmação precoce de algumas patologias.

Além disso, com auxílio desses testes, o neuropsicólogo é capaz de diferenciar diagnósticos semelhantes. Em outras palavras: caso dois pacientes apresentem sintomas parecidos, mas um quadro clínico distinto, a avaliação neuropsicológica poderá diferenciar os diferentes transtornos ou doenças.