Encontre seu profissional

Check-up Cerebral: previna-se!

15 de março de 2019

O conceito de check-up clínico é amplamente conhecido, principalmente o cardíaco, de próstata, mamas e colonoscopia. No entanto, entre essa rotina médica, existe um tipo que não recebe a devida atenção: o check-up cerebral. Tão importante quanto os exames que verificam a saúde do coração e de outros órgãos, a bateria de procedimentos voltados para o cérebro são essenciais para prevenir e impedir o desenvolvimento de graves doenças mentais.

Tipos de exames para check-up cerebral

O check-up cerebral é constituído de exame neuropsicológico para aferição do aparato cognitivo, exame funcional com o qual se verificam marcadores neurofisiológicos, assim como o predomínio de ondas cerebrais e, se necessário, exames laboratoriais para a verificação de marcadores biológicos importantes para o cérebro e de imagem com a finalidade de verificar a estrutura do cérebro.

1º etapa: acompanhamento neuropsicológico

Na primeira etapa, o paciente recebe o acompanhamento de um neuropsicólogo com o qual fará uma anamnese e  testes para avaliar os níveis de ansiedade e depressão.

2º etapa: testes cognitivos

Após as avaliações iniciais, são realizados testes neuropsicológicos para avaliação de  funções cognitivas como atenção, memórias, funções executivas, percepção e raciocínio.

3º etapa: exames funcionais

O exame funcional é utilizado para avaliação do sistema nervoso autônomo (SNA) e atividade cerebral. Com isso, serão verificados marcadores neurofisiológicos como resposta fisiológica, temperatura periférica, hemodinâmica, oxigênio funcional, variabilidade cardíaca, predomínio de ondas cerebrais dentre outros. Ou seja: a partir desses marcadores, é possível identificar possíveis complicações como: transtorno de ansiedade, intolerâncias, reserva funcional, respostas inflamatórias, resistência vascular dentre outras complicações.

4º etapa: exames de sangue

Em último caso, uma bateria de exames poderá ser indicada. Sendo assim, após a realização, o médico conseguirá avaliar marcadores biológicos importantes, como a quantidade das vitaminas e enzimas presentes no cérebro do paciente.

VEJA TAMBÉM: SÍNDROME DO PÂNICO: O TRANSTORNO DE ANSIEDADE QUE DESPERTA CRISES DE MEDO

Ressonância magnética para check-up cerebral

Além desses procedimentos, uma técnica cada vez mais utilizada para o rastreamento de doenças neurológicas em pessoas aparentemente saudáveis é a ressonância magnética. Com o procedimento, diversas doenças têm sido confirmadas e tratadas, principalmente as relacionadas a tumores e aneurismas. A principal vantagem desse procedimento é fato dele permitir a verificação do cérebro e dos vasos cerebrais sem utilizar Raio-X. Portanto, é um procedimento extremamente seguro.

Check-up Cerebral: previna-se!

Check-up Cerebral: previna-se!

Check-up do cérebro para a prevenção de Aneurisma cerebral

O aneurisma é uma área frágil situada na parede de um vaso sanguíneo. Dessa forma, ele é responsável por formar uma protuberância e um rompimento que provoca um derrame cerebral. Nesse tipo de problema, o check-up do cérebro é essencial, pois caso o aneurisma seja encontrado antes do sangramento, os riscos de sequelas para o paciente são reduzidos consideravelmente ao seguir o tratamento correto.

VEJA TAMBÉM: TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO: COMO OS TRAUMAS PODEM ABALAR NOSSAS VIDAS

Onde realizar Check-up Cerebral em Brasília

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. Além disso, em 2018, implementou o check-up cerebral em Brasília. Com uma equipe altamente treinada, o instituto visa estimular e prevenir doenças relacionadas ao cérebro.

Postado em Blog, Página Inicial