Encontre seu profissional

Quando devo me consultar com um psiquiatra?

15 de junho de 2017

Ainda se acredita, em pleno século XXI, que o psiquiatra é só “médico de loucos”.

Muitas pessoas consideram uma ofensa pessoal ser encaminhadas por familiares, professores, médicos e psicólogos a consultar um psiquiatra df. “Mas eu não sou maluco, não sou louco” é o primeiro protesto.

Hoje em dia as pessoas levam um ritmo de vida muito acelerado; sintomas como ansiedade e estresse, por exemplo, estão presentes todo o tempo, associados a problemas familiares, pressões no trabalho, dificuldades financeiras, à violência que tendem a causar nas pessoas insegurança e medo. Todos esses fatos causam um desequilíbrio e podem ser muitas as formas de apresentação dos sentimentos que as pessoas passam a experimentar como, por exemplo, fadiga, cansaço, distúrbio do sono,  dores musculares, dores de cabeça, irritabilidade, alterações de humor, alterações da memória, dificuldade de concentração, falta de apetite, depressão, esgotamento profissional, perda de libido, crises de choro, visão turva, ouvir vozes; sensação de a pessoa estar sendo vigiada, seguida; mania de arrancar os cabelos, comer compulsivamente, comprar compulsivamente, medo de estar em lugares públicos, uso abusivo de álcool, uso de drogas, pensamentos suicidas, pensamentos homicidas, uso nocivo e abusivo de internet, jogos patológicos, compulsão sexual e ciúme patológico.

Todos os transtornos neurais têm uma característica em comum: fazer sofrer. Tanto o paciente quanto quem está a sua volta sofrem com a doença.

Só se percebe a doença através dos prejuízos que ela provoca e quando impede a pessoa de ter uma vida com qualidade. Mas é possível viver melhor com a ajuda profissional especializada.

Mas então, o que seria Psiquiatria e qual seria a atuação do Psiquiatra?

A psiquiatria (do grego psyché = alma + iatria = Tratamento Médico) é uma especialidade da medicina que lida com a prevenção, o atendimento, o diagnóstico e a reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam eles de forma orgânica ou funcional e em manifestações psicológicas severas.

Nossa função profissional como Psiquiatras é promover saúde mental e física, cujo resultado pode ser visto no sorriso das pessoas que ganharam uma nova oportunidade para escreverem a história de suas vidas.

Dr. Alfonso Alfonso Paz

Postado em Blog