Encontre seu profissional

Depressão Sazonal: o transtorno depressivo relacionado às estações do ano

23 de janeiro de 2019
Depressão Sazonal: o transtorno depressivo relacionado às estações do ano

A depressão é uma doença repleta de peculiaridades, sendo considerada uma das mais perigosas do século XXI. O quadro depressivo é complexo e apresenta diferentes tipos.

Para ilustrar: dificilmente alguém imaginaria que as estações do ano poderiam desencadear um transtorno psicológico, mas isso é possível. A depressão sazonal, também conhecida como Transtorno Afetivo Sazonal, é um transtorno que acomete as pessoas principalmente durante o inverno ou outono.

Normalmente, dias chuvosos, frios e cinzas causam desânimo em muitas pessoas. No entanto, quando essa sensação persiste e se repete durante os mesmos períodos, a depressão sazonal é caracterizada.

VEJA TAMBÉM: SÍNDROME DE BURNOUT: O ESGOTAMENTO PROFISSIONAL QUE CAUSA DEPRESSÃO 

Os hormônios podem causar a depressão sazonal

A causa por trás do Transtorno Afetivo Sazonal ainda é incerta, mas especialistas entendem que hormônios específicos podem ser gatilhos para o desenvolvimento dessa condição depressiva.

Uma teoria recorrente associa o transtorno à luminosidade ambiental: a diminuição de luz solar durante os meses de inverno e outono faz com que o organismo reduza a produção de serotonina – neurotransmissor responsável por regular o humor e o bem-estar. Dessa forma, as vias de humor não funcionam adequadamente, podendo trazer à tona emoções como angústia, tristeza e a própria depressão.

Mesmo não se tratando de uma condição depressiva tradicional, o Transtorno Afetivo Sazonal precisa de atenção. Não é à toa, já que os sintomas dessa condição são bem próximos aos da depressão maior ou crônica. Entretanto, existem características que são, recorrentemente, associadas à depressão sazonal, são elas:

  • Falta de energia;
  • Aumento do sono;
  • Aumento de apetite;
  • Aumento de peso.

O inverno é um dos principais vilões

O Transtorno Afetivo Sazonal é mais frequente em países que possuem o inverno mais rigoroso e, por consequência, dias mais escuros. Portanto, é mais fácil a população dos países do hemisfério norte, como Canadá, Rússia e os escandinavos desenvolverem a Depressão Sazonal do que nós, aqui no Brasil.

Contudo, destacamos que a manifestação do transtorno afetivo sazonal não ocorre somente em períodos de inverno ou outono. Mesmo sendo raro, é possível que uma pessoa sofra desse transtorno tanto no verão, quanto na primavera.

VEJA TAMBÉM: BABY BLUES E DEPRESSÃO PÓS-PARTO: QUAL A DIFERENÇA?

A depressão sazonal é um desafio para especialistas

O diagnóstico dessa condição é um verdadeiro desafio para médicos e pacientes. Afinal, dada a sua peculiaridade, o especialista precisa esperar os ciclos das estações para confirmar a doença. Dessa forma, o apoio profissional é essencial para evitar a evolução do quadro depressivo.

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como psicologia, psiquiatria, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição. Portanto, agende uma consulta e não deixe que as estações do ano comprometam sua qualidade de vida.

Postado em Blog, Página Inicial