Encontre seu profissional

Depressão tem cura?

11 de outubro de 2018

Esta talvez seja a pergunta mais comum para quem, infelizmente, passa por essa situação ou conhece alguém que esteja neste estado psicológico e emocional. A depressão chegou ao ponto de ser considerada como a doença do século XXI.

Diante de tantos casos existentes e que crescem a cada ano, o desafio para reduzir estes dados preocupantes aumenta consideravelmente. Porém, ainda há uma esperança no fim do túnel para muita gente.
Lembrando que a depressão é um transtorno psiquiátrico com uma combinação de ações e comportamentos, capazes de alterar o dia-a-dia da pessoa. As razões podem ser genéticas, hereditárias ou momentâneas de impacto muito profundo.

 

Uma luz para a depressão

 

A boa notícia é que sim, é possível encontrar uma cura para a depressão. Entretanto, não é com um tratamento apenas, mesmo sendo prescrito pelo médico, será suficiente para eliminar a patologia.
Na verdade, são várias alternativas de tratamento a serem feitas de forma individual ou em conjunto e que envolvam todos os aspectos de uma pessoa – neurológicos e psicológicos.

Mesmo que as causas não sejam totalmente conhecidas, um diagnóstico correto que leve todos os fatores que possam estar envolvidos, feitos por um profissional especializado, definirá qual ou quais os tratamentos necessários ao retorno do paciente às atividades normais.

É fundamental entender que o tratamento não será curto e a solução seja tão rápida. Desconfie de quem utiliza esse expediente para tal. Demandará tempo, disciplina, compreensão e muito apoio psicológico necessário para os resultados serem positivos.

Utilizar a psicoterapia, a eletroconvulsoterapia, a acupuntura, meditação e a atividade física são excelentes alternativas a serem combinadas com as consultas ao psicólogo ou psiquiatra. Os métodos atuais de tratamento, combinados com o desenvolvimento e a fabricação de remédios de alta geração, permitem trazer esperança para a cura.

 

Existem os mais diversos estudos na área da psicologia para detectar as causas da depressão e buscar as soluções de cura da patologia, o que significa uma esperança a todos que convivem diariamente com a doença.
Se você conhece alguém que esteja próximo a estar passando por um problema de depressão ou um familiar seu, estimule a fazer o tratamento e recuperar a qualidade de vida.

 

Caso precise de um profissional de qualidade, entre em contato com o IMPI e agende sua consulta.

Postado em Blog, Sem categoria