Encontre seu profissional

Avaliação Neuropsicológica: um diagnóstico único para cada paciente

8 de março de 2019
Avaliação Neuropsicológica: um diagnóstico único para cada paciente

A avaliação neuropsicológica, também conhecida como avaliação cognitiva, é uma forma de diagnóstico criada para explorar o funcionamento cognitivo das pessoas. A série de exames inclusos nessa prática trazem informações importantes que, muitas vezes, passam despercebidas em outros procedimentos. Dessa forma, esse tipo de avaliação é amplamente utilizado de maneira complementar às técnicas de neuroimagem ou exames radiológicos.

A principal vantagem da avaliação neuropsicológica é o fato dela permitir a exploração das capacidades humanas superiores, sendo utilizado em pacientes com danos ou lesões cerebrais – especialmente para identificar o grau de alteração intelectual em um paciente ou em pessoas que desejam atestar o próprio funcionamento mental durante fases da vida.

A importância da avaliação cognitiva

Como não existem dois pacientes iguais, a análise de cada um precisa ser personalizada. Portanto, a avaliação cognitiva é flexível e se adequa para cada caso clínico. O principal objetivo dos testes cognitivos é conhecer, detalhadamente, o real funcionamento de funções importantes do ser humano: atenção; memória, linguagem; habilidades de planejamento; prevenção; controle; supervisão e organização. Para conseguir esses resultados, são feitos testes normatizados que homologam informações tanto quantitativas, quanto qualitativas.

VEJA TAMBÉM: COMO A ARTE PODE AJUDAR NA LUTA CONTRA A DEPRESSÃO

A avaliação neuropsicológica é essencial para o diagnóstico

Embora a avaliação neuropsicológica apresente muitas aplicações e usos, a sua principal finalidade é identificar áreas e funções cognitivas alteradas. Isso é importante pois existem transtornos e problemas que não são fortes o bastante para impactarem a rotina de uma pessoa e, por conta disso, não seriam detectados por testes comuns. Nesses casos, as avaliações neuropsicológicas permitem análises mais sensíveis que facilitam o diagnóstico.

Avaliação Neuropsicológica: um diagnóstico único para cada paciente

Avaliação Neuropsicológica: um diagnóstico único para cada paciente

Além disso, a especificidade dos exames permite a diferenciação entre sintomas semelhantes, mas com quadros clínicos distintos. Ou seja: essa avaliação é peça importante para determinar quando uma alteração cognitiva é consequência de um acidente cerebrovascular ou oriunda de uma depressão, por exemplo. Justamente por conta dessa particularidade, esse método é frequentemente utilizado para diagnóstico de doenças neurodegenerativas, como Alzheimer ou alterações relacionadas à diabetes e alcoolismo.

VEJA TAMBÉM: ESQUIZOFRENIA: O COMPLEXO TRANSTORNO PSICÓTICO QUE EXIGE TRATAMENTO PARA A VIDA TODA

Onde fazer Avaliação Neuropsicológica em Brasília

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria, neuropsicologia, psicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição, além de um serviço especializado em várias tecnologias para auxiliar os tratamentos realizados no Instituto. Contamos também com serviços de prevenção como Check-up Cerebral, a Avaliação Neuropsicológica em Brasília, entre outros.

Portanto, agende uma consulta e supere os problemas neurológicos e emocionais com o devido apoio.

Postado em Blog, Página Inicial