Encontre seu profissional

Entenda o que é o transtorno da ansiedade generalizada

28 de dezembro de 2018
Entenda o que é o transtorno da ansiedade generalizada

A depressão é uma doença que está cada vez mais atingindo as pessoas no mundo. Mais de 300 milhões de pessoas no mundo sofrem com a doença e a expectativa é que seja a doença que mais incapacite os profissionais em 2020.

A ansiedade é um dos sintomas mais visíveis da depressão, capaz de atrapalhar consideravelmente a qualidade de vida do indivíduo. É importante lembrar que a ansiedade é uma reação normal do corpo para situações que possam gerar medo, dúvida ou expectativa para a pessoa.

E a ansiedade tem diversas variações. Uma delas é o transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG). Alguém com um transtorno de ansiedade generalizada é excessivamente ansioso e preocupado com várias coisas em sua vida, por exemplo, trabalho, finanças entre outros.

As pessoas se preocupam constantemente com o que pode dar errado. Esses pensamentos ansiosos, causam problemas de concentração e por esse motivo, costumam ficar acordadas por noites. O transtorno da ansiedade generalizada pode afetar pessoas de todas as idades.

Os principais sintomas do Transtorno da Ansiedade Generalizada

Durante o transtorno de ansiedade generalizada, o individuo sofre de ansiedade excessiva por um prazo que pode durar no mínimo seis meses e se prolongar por muito tempo. Na TAG, a pessoa tem dificuldade em controlar os sentimentos e pode perder a capacidade de se sobressair aos problemas.

Quem sofre do Transtorno da Ansiedade Generaliza apresenta pelo menos três ou mais sintomas abaixo:

  • Inquietação;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Problemas de sono;
  • Tensão muscular.

Além disso, as pessoas com transtorno de ansiedade generalizada muitas vezes experimentam dores musculares, pressão no peito, sudorese mais rápida e mais frequentemente com palpitações e com outros sintomas:

  • Tontura;
  • Dor de cabeça;
  • Palpitação.

Como acontece o Transtorno da Ansiedade Generalizada?

O Transtorno da Ansiedade Generalizada é mais comum do que se parece. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 2 milhões de pessoas sofrem dessa patologia.

Não há uma causa aparente para o transtorno. O que se acredita, pela comunidade clínica, é que esteja relacionado diretamente à produção de neurotransmissores do nosso cérebro, como a serotonina e a dopamina.

Mas também se pode induzir que fatores genéticos e externos possam ampliar os sintomas da TAG, como o estresse e a falta da qualidade de vida do próprio paciente.

O transtorno acontece principalmente com mulheres, por causa das alterações hormonais. O que pode trazer a doença são casos de:

  • Traumas de infância;
  • Processo de outras doenças, como o câncer, e a consequente preocupação com outros fatores;
  • Questões genéticas e de personalidade.

Qual o tratamento mais indicado?

O diagnóstico da TAG leva em conta o histórico de vida da pessoa e a necessidade de exames, se solicitado. Para tratar o TAG, são utilizados a recomendação de medicamentos antidepressivos e a terapia cognitiva comportamental.

Quem realiza o diagnóstico é o médico psiquiatra, com o apoio do psicólogo.
Dessa forma, o psiquiatra exige um tratamento específico detalhado, para estabelecer o diagnóstico diferencial.

O recomendável é começar com um tratamento psicológico. O objetivo deste tratamento é auxiliar o paciente a agir normalmente. Além disso, os medicamentos são partes fundamentais para o tratamento.

Para tratar o Transtorno da Ansiedade Generalizada (TAG), é importante que os profissionais tenham experiência na área e prestem o melhor atendimento.

No IMPI, você tem a melhor equipe de profissionais disponíveis para atender sua necessidade de forma personalizada e humanizada.

Agende sua consulta no site do IMPI e recupere a qualidade de vida com qualidade e sem que esse problema atrapalhe o andamento da sua vida.

Postado em Blog, Página Inicial