Encontre seu profissional

Estimulação Magnética Transcraniana

 

Estimulação Magnética Transcraniana repetitiva – EMTr (em inglês: Transcranial Magnetic Stimulation – TMS) é uma técnica de neuromodulação cerebral não invasiva, de uso diagnóstico e terapêutico, que usa campos magnéticos para estimular pequenas regiões do cérebro por indução eletromagnética através de um gerador, ou “bobina”, colocado próximo da cabeça do paciente.


Existem equipamentos médicos-tecnológicos que dão acesso à modulação, ou à regulação, da atividade de nossos neurônios sem precisarem entrar em contato direto com o cérebro. Essa neuromodulação é extremamente útil para tratar um vasto leque de problemas que tangem desde distúrbios causados pelo estresse, como a ansiedade e a depressão, e problemas de memória e concentração até problemas que saem do cérebro e vão para o corpo, como as dores musculares intensas da fibromialgia.


Essa técnica é indicada para o tratamento de transtornos emocionais ou cognitivos tais como depressão, insônia, ansiedade, irritabilidade, Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC), esquizofrenia com alucinações auditivas, transtorno do pânico, transtorno do stress pós-traumático, dentre outros.