Encontre seu profissional

Fonoaudiologia em Brasília – DF

A fonoaudiologia é uma especialidade da área de saúde voltada para o estudo, análise e tratamento de aspectos da comunicação humana, seja linguagem oral e escrita, fala, voz e audição. Além disso, também engloba as funções neurovegetativas, como a deglutição, respiração e mastigação. Dessa forma, os especialistas em fonoaudiologia do IMPI desenvolvem atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia fonoaudiológica para diversas situações essenciais de nosso dia a dia.

A importância da fonoaudiologia

  • Amamentação: poucos sabem, mas o fonoaudiólogo é fundamental para um problema recorrente na maternidade: quando a mãe reclama que não tem leite ou o bebê parece rejeitar o peito. Nesses casos, o profissional estimula a sucção e deglutição do bebê.
  • Dificuldade em deglutir: os cuidados com alimentação não se restringem somente ao aleitamento materno. Além disso, o fonoaudiólogo também auxilia pessoas com disfalgia (dificuldade de se alimentar). Normalmente, esse problema é consequência de um derrame ou AVC, câncer de cabeça e pescoço, entre outras complicações. Para esses pacientes, o profissional desenvolve exercícios respiratórios e articulatórios, recuperando a tonicidade e elasticidade da musculatura.
  • Rouquidão constante: rouquidão constante também é uma boa razão para procurar um fonoaudiólogo, pois indica que a pessoa está usando, inadequadamente, a voz ao falar. Para cuidar dessas situações, são indicados exercícios e orientações de higiene vocal – principalmente para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
  • Audição: essa é uma das áreas mais importantes, pois nesse caso o fonoaudiólogo começa a trabalhar já em recém-nascidos (teste da orelinha). Além disso, o profissional consegue auxiliar no uso de aparelho auditivo e no desenvolvimento de leitura labial.
  • Distúrbios de leitura e escrita: existem situações em que a criança é muito inteligente, mas seu desempenho escolar não é satisfatório por conta de sua dificuldade em ler e escrever. Isso pode ser um sinal de dislexia ou outros distúrbios similares. Com ajuda de exercícios psicomotores e auditivos, o fonoaudiólogo auxiliará ao paciente superar essas adversidades.
  • Problemas de fala: uma atuação bem conhecida dos fonoaudiólogos é no tratamento de gagueira, língua presa e troca de fonemas.

Fonoaudiologia: áreas de estudo

  • Audiologia: essa área está relacionada à prevenção e promoção da saúde auditiva.
  • Disfagia: o especialista em disfalgia realiza diagnósticos e tratamentos de pacientes com transtornos de deglutição.
  • Fonoaudiologia educacional: área focada em promover, desenvolver e prevenir alterações de linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial e voz; otimizando o processo de ensino e aprendizagem.
  • Fonoaudiologia neurofuncional: o profissional dessa área avalia e trata pessoas com alterações neurofuncionais, especialmente em sequelas de danos ao sistema nervoso.
  • Fonoaudiologia do trabalho: área voltada para o desenvolvimento de programas de conservação auditiva; além disso, visa detectar riscos fisiológicos em ambiente profissional.
  • Gerontologia: o especialista desse segmento atua para prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar os transtornos relacionados a audição, equilíbrio, fala, linguagem, deglutição, motricidade orofacial e voz de idosos.
  • Linguagem: área responsável por prevenir, diagnosticar e tratar transtornos na fala e na escrita.
  • Motricidade orofacial: nessa área, o fonoaudiólogo trabalha para diagnosticar e reabilitar funções ligadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição e articulação da fala. Além de atuar focado no aperfeiçoamento dos padrões de fala e estética facial.
  • Neuropsicologia: o especialista em neuropsicologia desenvolve o trabalho voltado para a prevenção e tratamento de transtornos que comprometem a comunicação humana e sua relação com a cognição.
  • Saúde coletiva: estudo voltado para a construção de estratégias de planejamento e gestão na área de saúde a partir do diagnóstico de grupos populacionais.
  • Voz: ramo focado em prevenir, avaliar, aperfeiçoar e tratar da voz falada e cantada. Especialmente focada em profissionais, como cantores, jornalistas, atores e professores, na postura vocal em suas atividades.

Saiba mais

Fonoaudiologia em Brasília – DF

Brasília é a capital de um dos maiores países do mundo, sendo conhecida pelo seu intenso fluxo econômico. Essa rotina de trabalho e outras atividades é exaustiva e pode trazer complicações para a saúde dos moradores do Distrito Federal. Por isso, é importante contar com um instituto voltado para fonoaudiologia em Brasília.

A fonoaudiologia inclui uma série de áreas de estudo, como audiologia, disfalgia e fonoaudiologia educacional. Além disso, serão aplicados exercícios e testes para aperfeiçoar a comunicação dos pacientes e suas funções neurovegetativas, quando necessário.

Portanto, caso procure um instituto de fonoaudiologia em Brasília, conheça o IMPI. Com mais de 20 anos de experiência no atendimento clínico de pacientes, o instituto possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.

Sobre Brasília

A cidade de Brasília é onde está localizada a sede do Congresso. Ou seja, é um lugar que abriga diversas pessoas que se dedicam a vida política. Por isso, boa parte do desenvolvimento econômico vem das atividades administrativas, judiciárias e prestação de serviços.

A qualidade de vida que o local oferece é por conta do crescimento educacional e profissional que é de qualidade. Boa parte das pessoas tem excelentes empregos e oportunidades de investir em estudo. Portanto, não lidam de forma negativa com o seu alto custo de vida.

Nos últimos anos, muitas pessoas de diversos estados passaram a se mudar para capital em busca de melhores condições de vida. No setor do turismo, a região tem um caráter cívico e voltado para arquitetura. Diante disso, é possível visitar a sede do Congresso, Palácio da Alvorada, Palácio Itamaraty, Catedral, dentre outros locais.