Encontre seu profissional

Nutrição Esportiva: veja como um nutricionista pode aprimorar sua performance

5 de abril de 2019
Nutrição Esportiva: veja como um nutricionista pode aprimorar sua performance

A nutrição e o esporte são áreas que, quando combinadas, trazem um resultado expressivo para o atleta. Seja você um desportista profissional ou alguém que gosta apenas de praticar como hobby, saiba: a nutrição esportiva será uma grande aliada na busca por uma atividade física segura e eficiente. No caso dos atletas profissionais, apenas uma alimentação balanceada pode não ser suficiente, é preciso entender quais alimentos são prioridades e a ordem da ingestão de cada um.

Diante disso, é normal algumas dúvidas surgirem: qual a melhor forma de trabalhar a alimentação no esporte? Como melhorar o desempenho por meio do acompanhamento nutricional?

Erros comuns na dieta de esportistas e por que o nutricionista é fundamental

O principal erro da maioria dos atletas, independente de serem profissionais ou não, está relacionado aos suplementos. Geralmente, as pessoas focam demais na suplementação e esquecem de manter uma dieta balanceada de macronutrientes (carboidratos, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas e minerais).

Portanto, uma dieta baseada somente em suplementos não trará o efeito desejado para o atleta. Dessa forma, a primeira missão do nutricionista é introduzir uma nova alimentação na rotina do desportista, para assim, potencializar os efeitos da atividade física e da suplementação em si.

Nutrição Esportiva: veja como um nutricionista pode aprimorar sua performance

Nutrição Esportiva: veja como um nutricionista pode aprimorar sua performance

Os principais erros em dietas de atletas são:

  • Uso de suplementos alimentares de maneira não orientada, sem ajustar a alimentação;
  • Supervalorização do consumo de proteína, principalmente na prática da musculação;
  • Consumo exagerado de carboidratos e pouca valorização do consumo proteico.

Como a nutrição esportiva melhora o desempenho do atleta

Em termos técnicos, o acompanhamento nutricional para atletas é capaz de melhorar a formação de energia. Ou seja, aumenta o rendimento, ajuda na recuperação muscular e no estoque de energia. Dessa forma, a pessoa poderá realizar sessões completas de treino sem prejuízos no desempenho e na condição clínica.

No entanto, a função do nutricionista não é apenas ajudar o atleta a manter um bom estado nutricional; como peso, percentual de gordura e massa muscular ideais. O trabalho envolve também a preservação de um consumo eficiente de macro e micronutrientes, além dos compostos bioativos, elementos fundamentais para a formação de energia; desenvolvimento do sistema imunológico; combate ao estresse e inflamação, reduzindo riscos de lesões musculares e articulares; melhora da produção hormonal e correção de desequilíbrio intestinais.

Onde fazer nutrição esportiva em Brasília

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.

A nutrição esportiva em Brasília do IMPI atua de forma preventiva e para controlar doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, é possível contar com o apoio de um nutricionista especializado em nutrição esportiva, para assim, potencializar seus resultados e cuidar da saúde.

Postado em Blog, Página Inicial