Encontre seu profissional

Nutricionista em Brasília – DF

O serviço de Nutricionista em Brasília é um dos mais importantes de saúde no Distrito Federal. Afinal, a capital do nosso país é conhecida pelo seu intenso fluxo econômico e uma rotina exaustiva para seus moradores. Esse dia a dia estressante pode despertar muitos problemas de saúde na população de Brasília. Portanto, é importante contar com um instituto com Nutricionistas no Distrito Federal, como o IMPI.

A nutrição atua de forma preventiva e para controlar doenças como diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, é possível contar com o apoio de um nutricionista especializado em nutrição esportiva, para assim, potencializar seus resultados e cuidar da saúde.

Portanto, caso procure um instituto especializado em nutrição em Brasília, conheça o IMPI. Com mais de 20 anos de experiência no atendimento clínico de pacientes, o instituto possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria em Brasília, psicologia em Brasília, psicopedagogia em Brasília, fonoaudiologia em Brasília, terapia ocupacional em Brasília e nutrição em Brasília.

Nutricionista em Brasília - DF
Nutricionista em Brasília – DF

O que é a Nutrição

Além de prevenir doenças, as especialidades de medicina preventiva exercem um papel fundamental na garantia de qualidade de vida para os seus pacientes. Um dos profissionais mais importantes na prevenção de problemas clínicos é o nutricionista. Com o devido apoio médico, será possível enfrentar problemas de diabetes, hipertensão, nutrição esportiva e obesidade.

Nos últimos anos, o nutricionista tem sido cada vez mais requisitado, principalmente para explicar sobre os benefícios de determinados alimentos para as pessoas que realizam programas de medicina preventiva. É consenso que frutas; verduras; sementes e outros produtos ajudam a melhorar a saúde, contudo, qualquer tipo de alimento precisa ser consumido da forma e na quantidade correta. Essa é uma das frentes de atuação dos nutricionistas em Brasília, do IMPI.

Saiba mais

Benefícios de consultar um nutricionista em Brasília

Ao incluir programas de medicina preventiva em nutrição, você terá, paulatinamente, uma melhora na qualidade de vida:

  • Desenvolvimento do sistema imunológico;
  • Mais disposição;
  • Mais concentração;
  • Ganho de produtividade.

Para entender a melhor forma de atendê-lo, nossos profissionais realizarão uma avaliação inicial, mapeando os hábitos alimentares e o estado nutricional. Portanto, cada paciente terá orientações específicas. É importante destacar que o nutricionista não faz apenas etiquetas de dietas a serem seguidas, pelo contrário, nossos especialistas atuam no sentido de despertar um novo olhar do paciente em relação à educação alimentar, pois sem convicção de que uma dieta específica é a melhor opção, o paciente dificilmente se manterá saudável.

Dessa forma, nosso atendimento está dividido em quatro focos:

Nutricionista para diabetes em Brasília

A diabetes é uma doença que exige tratamento para a vida toda. E, nesses momentos, o nutricionista será um grande aliado para manter a qualidade de vida, sem comprometer a sua saúde.

Na primeira consulta serão analisados alguns registros antropométricos (peso, altura, circunferências abdominais), além disso, o profissional analisará seus hábitos alimentares, como quantidade, número e horários de cada refeição, e o estado físico do paciente (pele, cabelos, unhas, dentes).

Após as considerações iniciais, a avaliação nutricional é feita. Esse é o pontapé inicial do tratamento, pois assim teremos acesso às necessidades do paciente em termos de calorias, proteínas, vitaminas ou minerais. Com esse estudo realizado, a nova alimentação do paciente precisa ser colocada em prática. Portanto, é fundamental que haja consenso entre nutricionista e a pessoa, para assim, evitar desgaste no tratamento.

Em síntese, o tratamento nutricional para diabéticos visa:

  • Controle de peso e redução quando o caso requer;
  • Controle da glicemia;
  • Evitar ou minimizar as comorbidades (Lesão renal, neuropatias diabéticas, retinopatias, pés diabéticos, gangrena de membros inferiores, úlceras de pressão, hipertensão, osteoporose, dislipidemias, obesidade, distensão abdominal, vômitos, diarréias, cansaço, AVC, dentre outros).

Nutricionista para hipertensão em Brasília

Assim como para as pessoas com diabetes, o nutricionista é fundamental para pacientes com hipertensão. Os nossos profissionais atuam na identificação de hábitos alimentares inapropriados e na inclusão de hábitos saudáveis e permanentes na vida da pessoa. Normalmente, um dos principais fatores relacionados a hipertensão é o uso exagerado do sal. Por isso, a primeira recomendação é evitar o uso do saleiro à mesa e a adição de sol em alimentos durante a preparação.

Além disso, é importante evitar os seguintes alimentos processados e industrializados:

  • Embutidos: salsicha, presunto, salame, linguiça, mortadela, paio, calabresa, mortadela;
  • Conservas e enlatados: milho, azeitona, palmito, ervilha, patês;
  • Alimentos defumados: carne seca, bacalhau, toucinho;
  • Salgados: croquetes, coxinha, empada, esfiha, quibes, salgadinhos de pacote;
  • Alguns queijos como parmesão, roquefort, cheddar, provolone;
  • Molhos prontos industrializados (catchup, shoyo, mostarda, inglês);
  • Margarina e manteiga com sal;
  • Sopas industrializadas, temperos e molhos prontos, caldos de carne.

Nutrição esportiva em Brasília

A nutrição esportiva é uma das práticas mais conhecidas dos nutricionistas. Mas não pense que ela é direcionada apenas para os atletas profissionais. Qualquer pessoa que deseja iniciar um desporto deve alinhar o treinamento com o acompanhamento nutricional. Com essa combinação, seu desempenho será melhor e evitará problemas relacionados à alimentação. Veja o foco de nossa nutrição esportiva em Brasília:

  • Prevenir o desgaste das cartilagens e dos ossos;
  • Evitar o desajuste de vitaminas e minerais, algo comum quando a pessoa começa a se exercitar;
  • Melhorar a performance;
  • Ajustar a quantidade de proteínas, carboidratos e gorduras adequados à sua prática física e aos seus objetivos;
  • Modular os hormônios chaves para alcançar o objetivo de maneira rápida sem sobrecarregar o sistema endócrino;
  • Acelerar o aumento muscular e a diminuição das gorduras do corpo;
  • Contribuir com a recuperação do organismo no pós-treino.

Além da alimentação, é importante observar a hidratação do atleta em sua rotina de exercícios, já que o consumo de água é maior para regular a temperatura e garantir o combustível. Essa perda não pode ocasionar em desidratação. Para quem sua muito, os isotônicos podem ser uma solução.

Nutricionista para obesidade em Brasília

A obesidade é um dos problemas que mais cresceu nas últimas décadas. Embora ainda seja associada a questões estéticas, o sobrepeso excessivo é uma grave complicação clínica que pode desencadear uma série de doenças ainda mais perigosas.

Diante disso, a nutrição desempenha um importante papel no desenvolvimento de hábitos saudáveis, principalmente os relacionados à alimentação. Entre as principais estratégias nutricionais que nossos profissionais desenvolvem, temos:

  • Aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade;
  • Fracionamento da dieta;
  • Consumo ótimo de frutas e hortaliças;
  • Consumo ótimo de cereais integrais e grãos;
  • Evitar alimentos ricos em gorduras saturadas: carnes gordas, manteigas, margarinas, molhos a base de creme de leite, chantilly;
  • Evitar o consumo de frituras/ preferir assados e grelhados;
  • Evitar alimentos industrializados processados: ricos em glutamato monossódico, conservantes artificiais e gorduras saturadas e trans.

Os “erros” alimentares mais comuns na dieta dos brasileiros são: a ingestão excessiva de açúcar, alimentos processados, sódio e gordura saturada; e a baixa ingestão de frutas, hortaliças e água – isso somado a supervalorização do consumo de carnes. Desse modo, a educação nutricional se faz necessária como forma de conter o avanço do excesso de peso e obesidade na população brasileira.