Encontre seu profissional

O psicólogo como melhor amigo contra a depressão

18 de outubro de 2018

Sabemos que mexer com a depressão demanda muito cuidado e sensibilidade para não afetar o paciente e deixá-lo mais suscetível a evoluir em quadros mais graves e traumáticos. Para cada tipo de depressão, existe um tratamento específico e determinado pelo psicólogo, o personagem principal deste artigo.

 

Mais do que um profissional, ele precisa ser o seu melhor amigo para passar por essa fase com confiança de que as coisas irão melhorar. Entenda o quão importante é o papel do psicólogo ao te ajudar durante o tratamento contra os efeitos da depressão.

 

O melhor amigo contra a depressão: o psicólogo

 

Muito pode ser dito que o papel do psicólogo é apenas ficar sentado ao lado do divã, ouvindo as suas necessidades e apenas anotando o seu relato e prestando os seus conselhos, ditos como “manjados”. O que é um engano total de quem pensa isso.

O profissional funciona como confidente seu, onde você pode contar todos os seus segredos, seus medos, dificuldades, anseios e as expectativas de vida escondidas dentro da alma.  Além disso, o psicólogo funciona como auxiliador no momento do desabafo, usando palavras de ânimo e estimulando o paciente a não guardar aquilo dentro de si.

Quanto ao conteúdo falado dentro do consultório, a ética obriga o sigilo absoluto, ficando restrito somente ao paciente e ao profissional. Em caso de quebra deste sigilo, o profissional pode ser responsabilizado civilmente e até criminalmente por essa infração.

Não é apenas por privacidade que o psicólogo deve ser o melhor amigo do paciente. O apoio dado e as palavras de incentivo ao paciente precisam ser um combustível de fortalecimento para a recuperação da autoestima da pessoa em situação de depressão para começar a se levantar e querer mudar a sua situação de forma positiva.

Olhar com animosidade, mostrar ser positivo e saber compreender as razões das crises do paciente e buscar estratégias para animá-lo são peças que podem ser chave no sucesso do tratamento.

Escolher o profissional que irá tratar seu amigo ou parente exige a experiência e a capacidade de observação e compreensão do status do paciente e buscar as melhores formas de tratamento contra a depressão. Para isso, conte com o IMPI.

Aproveite para agendar sua consulta e ajude a retomar a qualidade de vida de quem você ama.

Postado em Blog, Página Inicial