Encontre seu profissional

Psicólogo em Brasília

 Psicologo Brasília DF

Psicólogo em Brasília

A Psicologia, se regularizou como profissão em 1962, ou seja, estamos falando de uma ciência-profissão que cada vez mais evolui e se modifica com o passar dos anos e com o aumento de estudos nos âmbitos bio-psico-social. É uma ciência que objetiva estudar o comportamento humano, animal e os processos mentais, tais como: a razão, os sentimentos, pensamentos e atitudes.


O corpo e a mente são estudados pela psicologia de forma integrada e não separadamente, porém, deve-se ressaltar que existem várias abordagens na área de Psicologia, como o Behaviorismo, Funcionalismo, Estruturalismo, Gestalt, Psicanálise, Humanismo, Psicologia Analítica e Psicologia Transpessoal.


Cada uma dessas vertentes possui seus próprios métodos e processos de atuação.


Atualmente, uma das áreas de atuação que mais vem crescendo para este profissional é a Neurociência. O desenvolvimento desta especialidade nos últimos anos resultou no aumentou da procura por psicólogos para o atendimento de pacientes com distúrbios neurológicos, como demências, transtornos de aprendizagem e dislexia.

 

Este Profissional, na maioria das vezes atua de forma integrada a outras áreas como, por exemplo, a medicina, pedagogia, sociologia e antropologia.


Sabe-se que esta profissão requer algumas características especificas para quem pretende atuar como psicólogo, desta forma, uma das características mais relevantes deste profissional é a buscar por ajudar outras pessoas, que muitas das vezes estão em um grande sofrimento emocional e precisam de alguém que os leve a refletir e os encaminhe para um processo de auto-conhecimento.

 

O profissional de Psicologia estuda o comportamento humano por meio da análise de suas ideias, valores e emoções, desta forma, ele procura identificar padrões de comportamento através da observação e interação direta com os pacientes, os levando a insights cada vez mais profundos e que o ajudem a chegar em um bem-estar completo, ou seja, físico e emocional, como descrito pela OMS.

 

Visto isso, o psicólogo busca compreender o comportamento e o pensamento das pessoas que apresentem algum tipo de problema ou distúrbio psicológico, bem como, aqueles que desejam se auto-conhecer e buscam uma melhor compreensão sobre os próprios comportamentos e pensamentos.


Para tanto, este profissional utiliza métodos e processos comparativos e analíticos.

 

Isto posto, o objetivo final é a saúde mental do indivíduo para que este possa ter uma boa qualidade de vida. A resolução dos problemas psicológicos significa uma situação melhor de relacionamento com a sociedade, família e consigo mesmo (com seus pensamentos, desejos e sentimentos).


O psicólogo atua no diagnósticoprevenção tratamento de doenças mentais, de personalidade ou distúrbios emocionais.


Não perca tempo e encontre um Psicólogo em Brasília aqui no IMPI.


Conheça os nossos profissionais: