Encontre seu profissional

Psicomotricidade: como ela pode ajudar na educação infantil

12 de abril de 2019
Psicomotricidade: como ela pode ajudar na educação infantil

A psicomotricidade consiste na integração das funções motoras com as psíquicas, ou seja, a conexão entre corpo e mente. É uma especialidade que tem como objeto de estudo o homem através de seu corpo em movimento, em relação tanto ao mundo interno quanto externo. Além disso, a ciência estuda também o intelecto e o afeto, outros dois pilares que sustentam as capacidades humanas. Nesse cenário, uma segmentação desse estudo que ganhou destaque foi a psicomotricidade na educação infantil.

Antes mesmo de nascer, o bebê já começa a descobrir os primeiros movimentos, passando por diferentes fases de maturação até o nascimento. Depois de vir ao mundo, a aprendizagem motora fica ainda mais intensa. Afinal, ele precisará lidar com diversos aspectos e influências externas, além claro, de todo o desenvolvimento emocional que se inicia. Diante dessas descobertas, a psicomotricidade infantil é essencial durante todo o processo.

Como funciona a psicomotricidade

O papel da psicomotricidade é, respeitando individualidades, expressões e experiências de cada pessoa, incluí-la em um contexto psicossocial. Dessa forma, facilita a integração e a relação de um paciente com o mundo e outros indivíduos. Como outras em outras especialidades, o psicomotricista analisa múltiplas ciências, como biologia, psicologia, psicanálise, sociologia e linguística, tornando-se especialista transdisciplinar.

Psicomotricista na educação infantil

Na educação infantil, existem diversas abordagens que o psicomotricista pode realizar. Portanto, é necessário adequar a metodologia de ensino com o ritmo acelerado do desenvolvimento infantil. Dessa forma, a psicomotricidade na educação é estruturada em metodologias avançadas e aparatos que levam em consideração os desejos tanto individuais quanto coletivos.

Psicomotricidade: como ela pode ajudar na educação infantil

Psicomotricidade: como ela pode ajudar na educação infantil

Um exemplo clássico da atuação de um psicomotricista infantil é o uso de atividades lúdicas voltadas para o desenvolvimento físico e mental de uma criança. Essa atitude é importante pois explora a criatividade e imaginação do paciente, unindo tanto o caráter divertido quanto educativo das atividades.

Atividades do psicomotricista na educação infantil

As principais atividades de psicomotricidade infantil envolvem atividades lúdicas, como:

  • Engatinhar ou rolar para vencer obstáculos;
  • Amassar papéis;
  • Dar cambalhotas;
  • Tentar se equilibrar parado usando um dos pés ou andando sobre uma linha no chão;
  • Empilhar e desempilhar coisas;
  • Dançar;
  • Cantar;
  • Ouvir música;
  • Brincar e colocar toda criatividade à tona.

Esses são alguns dos exercícios mais populares e que rendem ótimos momentos tanto para a criança quanto para o educador já que, além de trabalhar a aspectos importantes sobre educação infantil, rende valores essenciais para os pequenos, como a convivência em grupo e a noção de diferenças.

Psicomotricidade em Brasília

O IMPI possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e nutrição.

A psicomotricidade em Brasília do IMPI atua de forma preventiva e para controlar doenças neurológicas como paralisia cerebral; esquizofrenia; dislexia, entre outros. Além disso, é possível contar com o apoio de um especialista em psicomotricidade em Brasília para ajudar no desenvolvimento infantil.

Postado em Blog, Página Inicial