Encontre seu profissional

Psicopedagogia em Brasília – DF

A Psicopedagogia em Brasília é um dos serviços de saúde mais importantes no Distrito Federal. Afinal, a capital do nosso país é conhecida pelo seu intenso fluxo econômico e uma rotina exaustiva para seus moradores. Esse dia a dia estressante pode despertar muitos problemas de saúde na população de Brasília. Portanto, é importante contar com um instituto voltado para Psicopedagogia no Distrito Federal, como o IMPI.

A psicopedagogia atua no desenvolvimento de práticas sócio-educativas para auxiliar na aprendizagem de crianças, jovens e pessoas com deficiências, seja um déficit ou até mesmo doenças neurológicas, como Síndrome de Down e Autismo.

Portanto, caso procure um instituto especializado em avaliação neuropsicológica em Brasília, conheça o IMPI. Com mais de 20 anos de experiência no atendimento clínico de pacientes, o instituto possui especialistas em diversas áreas como psiquiatria em Brasília, psicologia em Brasília, psicopedagogia em Brasília, fonoaudiologia em Brasília, terapia ocupacional em Brasília e nutrição em Brasília.

Psicopedagogia em Brasília - DF
Psicopedagogia em Brasília – DF

O que é psicopedagogia

A psicopedagogia estuda os processos de aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos.  Afinal, a dificuldade na aprendizagem é uma situação bem recorrente, mas isso não se restringe apenas à alfabetização, e sim nos diferentes tipos de aprendizados presentes em todas as fases do desenvolvimento humano. Dessa forma, ao abordar o desenvolvimento da aprendizagem, deve-se focar em pilares cognitivos e nas emoções.

Nossos profissionais de psicopedagogia apoiam-se no estudo da psicologia, psicanálise, neurologia, psicomotricidade, entre outras áreas, para compreender como ocorre o processo de aprendizado em cada pessoa. Por exemplo, cada indivíduo possui uma necessidade, como pacientes como Transtorno do Espectro Autista (T.E.A) que exigem cuidados mais específicos.

Saiba mais

Psicopedagogia em Brasília para o tratamento de doenças neurológicas

A psicopedagogia é uma aliada importante no tratamento de uma série de complicações mentais, como Transtorno de Espectro Autista; Síndrome de Down; ou até mesmo para dificuldades recorrentes, como a dislexia e dispraxia

Psicopedagogia em Brasília para pessoas com autismo

Lidar com pacientes no espectro do autismo exige cuidado e dedicação dos profissionais envolvidos. Por conta disso, as intervenções psicopedagógicas focam na aprendizagem da pessoa, e não na doença em si. Dessa forma, nossos profissionais atuam visando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, sociais e para ajudar a pessoa na construção de regras voltadas para o convívio em sociedade.

Psicopedagogia em Brasília para pessoas com dislexia

O papel do psicopedagogo é essencial no desenvolvimento de pessoas com dislexia. Isso porque essa condição compromete a capacidade cognitiva de leitura e escrita do paciente, itens essenciais para convívio social – principalmente para crianças no período escolar.

Dessa forma, nossa equipe trabalha em diferentes etapas: primeiro, reestrutura a concepção da família da pessoa sobre suas habilidades, justamente para mostrar que elas não baixas ou insuficientes. Esse processo é fundamental, pois só assim o paciente terá noção de suas capacidades mentais.

Psicopedagogia em Brasília para pessoas com Síndrome de Down

Para os portadores de Síndrome de Down, os psicopedagogos devem desenvolver diversas atividades específicas voltadas para coisas concretas e que devem ser manuseadas pelos próprios alunos. Portanto, as experiências devem ser adquiridas no ambiente particular da pessoa. Sendo assim, situações e ambientes que possam despertar crises de estresse ou que sejam traumatizantes, devem ser evitadas. Além disso, é importante manter a família da criança ativa durante todo processo.