Encontre seu profissional

Psiquiatra em Brasília

 Psiquiatra Brasília DF

Psiquiatra em Brasília


O que é a Psiquiatria?


A Psiquiatria é o ramo da medicina especializado na prevenção, avaliação, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos distúrbios mentais (Sanjuán, 2009). Os profissionais especializados nessa área estão aptos para tratar estes transtornos com medicamentos e demais intervenções médicas. Dados de um estudo realizado pela Organização Mundial de Saúde e pela Escola de Saúde Pública da Universidade de Harvard, demonstram que uma em cada três pessoas ao longo da vida serão acometidas por diferentes tipos de transtornos mentais, expressando a importância da atuação desse profissional.

Qual a diferença entre o Psiquiatra e o Psicólogo?

Constantemente, surgem dúvidas acerca da atuação dos psiquiatras e psicólogos. Embora ambos lidem com saúde mental, estes diferem na formação e no tipo de técnicas que utilizam. O primeiro tem formação em Medicina e residência médica ou especialização em Psiquiatria, aperfeiçoando-se em tratar transtornos leves e severos, com medicamentos e demais técnicas. Já os psicólogos graduam-se como bacharéis em Psicologia e, portanto, não podem receitar medicamentos. Assim, tratam os pacientes com psicoterapia, dando ênfase no estudo dos fenômenos psíquicos, comportamentais e mentais do pacientes, ajudando-os a identificar as causas e o que mantem o problema para lidar com estes de forma apropriada.

 

Quando procurar esses profissionais?

Uma série de fatores são indicativos de que você deve ir a um psicólogo ou a um psiquiatra: insônia ou sono excessivo; cansaço e perda de energia fora do normal; perda de interesse por coisas que você sempre gostou; se você estiver ansioso por qualquer motivo e isso te atrapalhe; se algo que aconteceu em sua vida te afeta e você quer entender o porquê e ressignificar essa experiência; se você se sente triste e desanimado; se você quer aprender a lidar melhor com as outra pessoas, com o ambiente ao seu redor ou até consigo mesmo; se você quer orientação vocacional para saber onde trabalhar ou mudar de profissão; ou se você quer ajuda para organizar seu dia a dia e/ou tem dificuldade de lidar com suas tarefas e compromissos, entre outras coisas. Deve-se ficar sempre atento a esses sinais, principalmente quando prolongados, pois alguns deles podem significar transtornos de humores e/ou doenças mentais.

Não perca mais tempo e entre em contato com um Psiquiatra em Brasília.

 

Conheça os nossos profissionais: