Encontre seu profissional

Como ajudar a recuperar a autoestima de quem está com Depressão

30 de novembro de 2018
Como ajudar a recuperar a autoestima de quem está com Depressão

Temos falado em nossas últimas publicações sobre a depressão, os seus sintomas característicos, como diferenciar os estados de tristeza e um quadro depressivo, os estágios na qual a doença possui e quando identificar possíveis sinais de suicídio.

Hoje vamos falar sobre a recuperação da autoestima de quem está deprimido. Fator que é primordial para que a pessoa que já está dentro desta situação depressiva possa voltar a ter alegria de viver e praticar suas atividades rotineiras.

Vamos entender porque a autoestima é tão importante nos casos de depressão.

 

Depressão e autoestima: relação intrínseca

 

A autoestima é considerada o estado de viver bem do ser humano. Aquele momento em que você está se sentindo realizado, feliz, desempenhando suas atividades com excelência e se realizando pessoalmente em todos os aspectos demonstra que você está bem consigo mesmo.

Porém, estamos vivendo um tempo em que as pessoas enfrentam diariamente as situações da vida, algumas vezes boas, outras vezes ruins, e a forma como isso mexe com a nossa capacidade de lidarmos com isso e extrairmos ensinamentos disso tem resultado em quadros emocionais e psicológicos preocupantes.

Temos enfrentado diversas situações complicadas de baixa da autoestima e que tem motivado diversos casos depressivos e que podem levar, em extremos, ao suicídio: bullying, homofobia, entre outros.

 

A falta de confiança em si mesmo e nas suas capacidades tem se tornado algo preocupante e que está despertando cuidados na área médica.

A consequência da falta de autoestima das pessoas resulta no aumento dos casos depressivos, fato que tem preocupado os órgãos de saúde a ponto de ser chamado de “o mal do século XXI”.

Por isso, é muito importante que a autoestima das pessoas seja trabalhada incessantemente para minimizar as ocorrências e se refletir em uma sociedade mais amigável para todos nós.

 

Atitudes que estimulam a autoestima

 

Para aumentar a autoestima, atitudes simples, porém fundamentais podem ser praticadas em todo o tempo, como:

• Retome os hábitos que praticava antes, ou crie novos hábitos para ocupar a cabeça e mexer o corpo;

• Aprenda coisas novas e que possam lhe dar prazer, mesmo que sejam simplórias;

• Trate de evitar aquelas pessoas que só trazem notícias ruins ou que falem coisas negativas para te desanimar;

• Tenha ótimas noites de sono e pratique exercícios físicos;

• Tenha ajuda médica e psicológica para recobrar o prazer nas pequenas atitudes diárias, como brincar com animais, passear, conversar com as pessoas.

 

Com essas pequenas atitudes, você conseguirá se ressocializar com as pessoas, encontrar sentido e viver com mais qualidade de vida. Para isso, a assistência médica e psicológica deve ser profissional e que te ajude na recuperação da sua autoestima.

 

Conte com o IMPI e sua equipe de médicos e psicólogos de qualidade e que irão atender seu caso exclusivamente e proceder ao melhor tratamento para sua depressão e recuperar a autoestima.

 

Acesse nosso site e encontre o profissional mais próximo de sua casa e trate a depressão.

Postado em Blog, Página Inicial